“Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer” - Michel Oden

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Oi, meninas,
 vendo vcs compartilhando as coisas com suas gestantes, sinto que estou em dívida com vcs. As coisas foram intensas, a experiência de acompanhar um parto é arrebatadora, e preciso dizer que acompanhei um trabalho de parto e parto, de uma multípara, 3ª gestação, 3º filho, 23 anos, gestação à termo, 39s e 2 dias, onde nasceu às 12:55 do dia 21 de junho, no HU, sem nenhuma intervenção, a Lara, pesando 3,200kg (eu acho). Foi doido. A gestante o tempo todo trabalhando junto, consciente, respirante profundamente, alta conexão, caminhando, agachando, rebolando, adorou o rebozo amarrando a barriga, pressão nas costas, banho de chuveiro e realizou um desejo que era tomar banho de espuma no trabalho de parto (feitas com bucha vegetal, sabonete e xampu que a mãe dela levou). Fiquei um pouco chocada com os procedimentos com o recém-nascido,com os procedimentos do pediatra neonatal e com o desconhecimsnto da médica qto à sanidade de não precisar romper a bolsa nem fazer episio (não fez as duas coisas pq pedi a ela), mas pariu deitada, mesmo tendo no hospital uma banqueta para parto verticalizado. Acho que não sabem como usá-la. Fiquei com ela, no hospital das 7 da manhã, até o nascimento e um pouco mais. Lara mamou maravilhosamente, com pega perfeita. A mãe estava radiante. Ao final me identifiquei como doula, pois havia entrado como acompanhante, coisa que impediu que eu me sentisse plenamente satisfeita (#acho que pode até ser que eu esteja sendo um pouco exigente com o sistema, né, mas a doula não pode entrar na vaga do acompanhante, é isso? Alguém pode dizer sobre a previsão pra estabelecimento da presença da doula nos hospitais e maternidades......?.....\o/) A técnica de compressão dos quadris, na altura da crista ilíaca, ela amou tb. Sorry pela demora em escrever. Vida um tanto corrida mais a passadisse que me deu de vivenciar um parto num hospital, mais o que eles fazem com o bb...Mas é isso. Valeu e vamos compartilhando pra gente se apoiar. Doulaços!!
Inté*-*
Fernanda Leite - doula

Nenhum comentário:

Postar um comentário