“Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer” - Michel Oden

terça-feira, 3 de julho de 2012

O benefício da Dúvida

Sabe, se tem uma coisa que trás consigo potencial efetivo de progresso e melhora para as mais diversas situações, essa coisa é a dúvida.
Se dê o benefício da dúvida.
Será que estou certa?
Será que o que estou fazendo é o melhor que posso fazer?
Mas não é a dúvida insegura ou carente de autoconfiança.
Pelo contrário, é uma duvida energizada pelo entusiasmo da procura, da autêntica busca, aquela que corre léguas do conformismo e está atenta para a zona de conforto #essa que nos ronda a todo momento, é até bem vinda após uma luta, mas que precisamos ver se ela não se alimenta de nossos medos.
Dúvida que pode ser cruel, quando consome horas de sono. Mas pode ser frutífera se utilizamos as horas de insônia para pesquisar, espírito que investiga.
Será que o meu obstetra que disse que faz o meu parto normal tem limites? Será que ele tem medos? Será que ele conhece as recomendações de boas práticas da Organização Mundial de Saúde?
Será que o pediatra neonatal que vai recepcionar meu bebê conhece como é delicada a pele de um recém-nascido? Será que ele conhece as recomendações da medicina baseada em evidências? Ou vai querer pingar colírio, aspirar, pesar, medir, antes mesmo de colocar meu bebê sobre minha barriga para eu senti-lo e se ele quiser já poder mamar? Será que eu vou querer amamentar? Será que a equipe de minha médica é humanizada tanto quanto ela parece ser? Será que ela vai manter esse sorriso amável da consulta quando eu estiver urrando de dor? Será que ela vai saber me confortar ou vai logo me propor uma cesariana ou uma anestesia salvadora? Será que ela vai romper minha bolsa sem me avisar? Será que vai cortar a minha vagina com uma tesoura? Será que a cesariana que está marcada vai ser boa para mim e para omeu bebê? Será que a cesariana de emergência que eu passei foi mesmo necessária? Não havia mais nada que pudesse ser feito? E se eu estivesse com profissionais humanizados realmente? Mas o que é um parto humanizado?
As perguntas são tantas... o benefício de fazê-las e procurar por suas respostas é inestimável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário