“Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer” - Michel Oden

terça-feira, 3 de julho de 2012

Como garantir uma amamentação prolongada - parte 1

Olá, querida amiga!
Você venceu os três primeiros meses de amamentação exclusiva! Parabéns!!! Está entre as melhores estatísticas da amamentação no Brasil. Sério! A média nacional de amamentação é de #fique bege, amiga# 22 dias! Isso, mesmo. Então, meus parabéns! Agora, sem preocupações sobre decida do leite, pega correta do bebê, bico que fica esfolado e tals, surgem repentinas e irrefutáveis dúvidas se terei leite assim pelo tempo que eu quiser e que for necessário. A dúvida começa assolando pelo fato de que os seios já não ficam tão inchados como no começo. Será que terei o leite necessário para a fome do meu filho?
A dúvida, já dizia o chavão, é cruel mesmo. Mas vamos lá, e por partes. ;-)
Primeira parte: o leite desceu, o bb pegou, mamou, está gordinho e cada vez mais crescendo. Uma constatação: seu corpo funciona. Ponto pacífico.
Segunda parte: como nosso corpo funciona bem, sabe que o bebê está crescendo. Sim. A conexão com a nossa cria é tão forte que o corpo produz exatamente o leite que ela necessita. Assim, o leite que um bb de 1 mês mama ao seio de sua mãe será bem diferente do leite que ele vai mamar qdo estiver às vésperas de 12 meses, ou 18, ou 23 meses...
Terceira parte: agora é com vc. Por quanto tempo vc vai querer amamentar é uma decisão pessoal e envolve tantos fatores quantos são os formadores de nossa personalidade, nossos hábitos familiares, ou os elementos da convivência com nossos entes queridos. Isso pra não dizer incontáveis, mesmo.
Mas podemos fazer um breve apanhado do que está sendo recomendado pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais e por estudiosos da área.
Agora, tem uma coisa importante tb, que é como o leite é produzido. É importante o apoio do companheiro, da sua rede de apoio (familiares e amigos) e dos profissionais de saúde. Uma coisa a se saber é que o leite é produzido pelo estímulo provocado pela sucção do bebê. Ou seja, quanto mais ele mamar, mais leite terá. E sempre terá todo leite que mamar. Para isso, é importante ele mamar o quanto ele quiser e no tempo que ele precisar. Às vezes a mãe terá a impressão que seu filho "chupeita". Ele está a mamar não somente leite e nutrição para seu corpo. Está também a se alimentar do calor, do carinho e do aconchego da mãe, se recordando do maravilhoso tempo em que não havia fome em sua vida, em que toda sua alimentação era provida pelo cordão umbilical, este substituído pelo seio materno.

Bom, por enquanto é isso.

Inté,
Fernanda Leite - doula
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário